quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Coaching ou Educação Emocional?



           Várias pessoas me perguntam qual a relação entre Educação Emocional e o Coaching. Quando se envolve comportamentos a serem transformados, hábitos a serem mudados, criados ou eliminados, temos que pensar que há muita emoção envolvida. São crenças a serem eliminadas, habilidades desenvolvidas...

                O coaching é pura emoção: Metas, objetivos, conquistas empoderamento, frustrações, dor... O que cada um fará com estes sentimentos e emoções é o que chamamos de Educação Emocional. Tudo bem se sentir triste, cansado, com raiva... mas como reagir diante disto?
              
             Desta forma, não há como separar o Coaching da Educação Emocional, mas tem como separar a Educação Emocional do Coaching. Como assim?

                Bom, você pode aplicar “atividades” e “oficinas” de Educação emocional (emoções) em grupos de crianças. Ao final todos terão um importante aprendizado sobre o assunto abordado. O fato é que, desta forma, a tendência é que tais aprendizados não se solidifiquem na consciência dos alunos.

                Agora, quando se aplica “ferramentas” com estratégias inspiradas nas técnicas do coaching, como ancorar sentimentos, perguntas poderosas que levam à reflexão, à consciência, à necessidade de colocar em prática o que se está aprendendo e, ao mesmo tempo, estimule novos hábitos e ações... aí sim a tendência é que os coachees (ou alunos) levem tais aprendizados para a vida toda.
              
               Processos de coaching devem ser aplicados apenas por coaches. Oficinas e atividades podem ser aplicadas por profissionais de diversas áreas. Entretanto, o mais legal de tudo isso, é que é possível aplicar ferramentas utilizando técnicas de coaching em oficinas e encontros de Educação Emocional. Mas para isto é preciso que o profissional (coach, psicólogo, educador, psicopedagogo...) seja treinado devidamente.
                 
               Então se você é coach, psicólogo(a). Educador(a) psicopedagogo(a) e quer transformar a vida de crianças e adolescentes de forma mais efetiva, conheça o Projeto Growin Group e torne-se um(a) facilitador(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário