Várias pessoas me perguntam qual
a relação entre Educação Emocional e o Coaching. Quando se envolve
comportamentos a serem transformados, hábitos a serem mudados, criados ou
eliminados, temos que pensar que há muita emoção envolvida. São crenças a serem
eliminadas, habilidades desenvolvidas...
O
coaching é pura emoção: Metas, objetivos, conquistas empoderamento,
frustrações, dor... O que cada um fará com estes sentimentos e emoções é o que
chamamos de Educação Emocional. Tudo bem se sentir triste, cansado, com
raiva... mas como reagir diante disto?
Desta forma, não há como separar o Coaching da Educação Emocional, mas tem como separar a Educação Emocional do Coaching. Como assim?
Bom,
você pode aplicar “atividades” e “oficinas” de Educação emocional (emoções) em
grupos de crianças. Ao final todos terão um importante aprendizado sobre o
assunto abordado. O fato é que, desta forma, a tendência é que tais
aprendizados não se solidifiquem na consciência dos alunos.
Agora,
quando se aplica “ferramentas” com estratégias inspiradas nas técnicas do
coaching, como ancorar sentimentos, perguntas poderosas que levam à reflexão, à
consciência, à necessidade de colocar em prática o que se está aprendendo e, ao
mesmo tempo, estimule novos hábitos e ações... aí sim a tendência é que os
coachees (ou alunos) levem tais aprendizados para a vida toda.
Processos
de coaching devem ser aplicados apenas por coaches. Oficinas e atividades podem
ser aplicadas por profissionais de diversas áreas. Entretanto, o mais legal de
tudo isso, é que é possível aplicar ferramentas utilizando técnicas de coaching
em oficinas e encontros de Educação Emocional. Mas para isto é preciso que o
profissional (coach, psicólogo, educador, psicopedagogo...) seja treinado
devidamente.
Então
se você é coach, psicólogo(a). Educador(a) psicopedagogo(a) e quer transformar
a vida de crianças e adolescentes de forma mais efetiva, conheça o Projeto Growin Group e torne-se um(a) facilitador(a).
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