quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A ferramenta mais poderosa


          Uma das dúvidas mais frequentes dos meus alunos é: qual ferramenta eu uso para isso ou aquilo? Processos de coaching ou encontros de Educação Emocional não devem ser engessados. Não existe uma sequência ideal ou certeira para entrega de resultado. O que existe é uma sequência de blocos de habilidades.

          No primeiro bloco é essencial que os coachees entendam e tomem consciência de que eles são os protagonistas de suas vidas, que suas decisões e comportamentos definem como cada um vive. As causas de comportamentos indesejados está ligada ao ambiente em que estão inseridos, entretanto a maneira com que cada um lida com as diversas situações é que vai determinar os resultados. Neste caso, ferramentas de autorresponsabilidade são as TOP 10 deste bloco, juntamente com ferramentas sobre sonho, road map...

          No segundo bloco  sugiro escolher ferramentas de visualização do futuro, que desenvolvam competências ligadas às metas dos coachees, sejam de empatia, autoconhecimento, empoderamento... é hora também de realinhar as metas e resignificar crenças.

          No terceiro e último bloco, a indicação são ferramentas para reforçar autorresponsabilidade e avançar no plano de metas, finalizando com o foco em melhoria contínua.

          Entretanto, em TODOS os blocos existe uma ferramenta essencial e importantíssima: sua audição. Ouvir seus coachees é a ferramenta mais importante e poderosa que você pode usar. ouvindo os coachees com atenção e empatia, torna a escolha da próxima ferramenta mais fácil. Saber, conhecer e entender a demanda do grupo é fundamental para definir o próximo passo. Não é à toa que, nas aulas do Projeto Grow in Group, não canso de falar : "agora é a hora de ligar sua antena parabólica"!

         A escolha das ferramentas tem tudo haver com as metas e o perfil do grupo. Cada grupo pode demandar ferramentas diferentes. Não tem erro se você se preocupar menos no que vai falar, e mais  com o que os coachees estão falando (seja verbal ou não).



       

         

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